As Curvas da Estrada de Santos

A Estrada:

Para fazer um passeio na estrada de Santos você tem que agendar, as famosas curvas tem paisagens incríveis e natureza intocada, ela foi a primeira estrada pavimentada da América do sul.

O trecho de nove quilômetros foi reaberto para o público a quase três anos, a estrada de Santos está localizada no Parque Estadual da Serra do Mar, onde podem ser acessadas pelas cidades de São Bernardo do Campo e Cubatão, o nome oficial dela é Estrada Caminhos do Mar e foi inaugurada na década de 1920, ela foi a primeira rodovia feita de concreto da América do sul.

Ela foi fechada para carros em 1985 e virou ponto turístico para fazer passeios a pé depois de vinte anos, ela esteve em manutenção entre os períodos de 2011 a 2013 por causa de um deslizamento de terra. O caminho tem vários monumentos históricos, com muita fauna e flora, conta ainda com mirantes com vistas lindas para a baixada Santista e também tem a Usina hidrelétrica de Henry Borden.

estrada

A Caminho do Mar:

Os passeios dependem das características do grupo que irão passear, se o grupo é fechado o passeio ocorre em um sentido único com saída da Cidade de São Bernado do Campo e chegando na cidade de Cubatão ou pode fazer vice-versa. Os turistas que fizerem grupos na hora só podem ir a metade da estrada, vai até o Memorial Padrão do Lorena e assim sai e entra pela cidade que saíram.

Se o tempo estiver bom, é possível caminhar no trecho da Calçada do Lorena, foi construída em 1792 onde ligava o litoral á São paulo, quem utilizava essa estrada foi Dom Pedro I para ir a Santos. O horário para visitação do Parque é entre às 9 horas e 9:30 horas e pode ficar até as 16:00 horas, mas antes tem fazer um agendamento no telefone: (11) 2997-5026 ou pelo e-mail: fflorestal@fflorestal.sp.gov.br.

primeira estrada

Acesso:

O acesso  do Caminho Do mar e feita em São Bernardo do Campo na Rodovia SP-148, caminho do mar, KM 42 ou também pela cidade de Cubatão na estrada do mar, KM 51, junto a refinaria presidente Bernardes, os Caminhos do Mar é organizada pela Fundação Florestal.

Mais informação pelo site: www.fflorestal.sp.gov.br .

 

FONTE(S) UOL

IMAGEM(S) UOL